News


( 29 junho 2009 ) Sapeaçu vai ter duas termoelétricas movidas a óleo pesado (OCB1)


A empresa Multiner pretende implantar na cidade de Sapeaçu, a 12 Km de Cruz das Almas, no Recôncavo, duas termoelétricas. Segundo Professor Sivanildo Borges, da UFRB, que é morador da cidade de Sapeaçu, esse óleo é altamente poluidor, pois é a fração do petróleo próxima ao àquela usado para pavimentação de vias.
Ele está na organização de uma manifestação para esclarecer a população sobre esse tipo de geração de energia. ‘A manifestação se justifica uma vez que as termoelétricas deverão gerar cerca de 300 mW de energia elétrica com a queima de cerca de 59 toneladas por hora do óleo pesado da Petrobrás. Isto significa uma contaminação ambiental atmosférica sem precedentes para o Território do Recôncavo da Bahia. O alcance das substâncias emitidas pelas termoelétricas serão de, no mínimo, 40 Km (palavras dos representantes da Multiner). Mas, acredito que deverá alcançar uma distância muito maior’, Sivanildo afirma.
E acrescenta : ‘A incidência de muitas doenças respiratórias está relacionada com o aumento da poluição atmosférica. Os hospitais da nossa região não estão preparados para tratar dos casos decorrentes desta poluição’.
A manifestação será realizada no dia 02 de julho (quinta-feira), a partir das 08h30min, na Praça da Matriz da cidade de Sapeaçu – BA.

Fonte: http://www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/06/29/sapeacu-vai-ter-duas-termoeletricas-movidas-a-oleo-pesado-ocb1/

(  07 julho 2009 ) Manifestação contra termoelétricas alertou população


Muita gente me  parabenizou pela  iniciativa a respeito da mnifestação contra a implantação das termoelétricas poluidoras de Sapeaçu. Mas ainda tivemos pouca mobilização. Nós precisamos nos unir mais do que nunca, pois serão queimados mais de 600 toneladas de óleo pesado por dia em troca de 22 postos
de trabalho e R$ 30.000,00 de ISS mensal.
Estamos no mesmo “barco furado” ou chaminé. Será uma contaminação sem precedentes e todo o recôncavo será direta ou indiretamente afetado. Sapeaçu não tem um atendimento de qualidade em sua rede de saúde e está realidade é comum para a maioria dos municípios da nossa região. Isto significa que
testemunharemos uma grande busca por atendimentos decorrentes de problemas respiratórios e poderemos ser uma das vítimas.
Já foram impetrados processos de intervenção junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) (processo 055225-V60 – 01/07/2009 às 14h44min) e Ministério Público Federal do Estado da Bahia – Procuradoria Geral de Justiça (processo 003.0.95438/2009 01/07/2009 às 15h41min) bem como na Procuradoria Federal de Justiça do Estado do Bahia (processo 001262 de 01/07/2009 às 16h08min).
Uma representante do IMA, durante a primeira e única audiência pública para implantação do empreendimento realizada no dia 18 de junho de 2009 (vésperas do recesso de São João), nos revelou que 06 (seis) carros do Instituto foram deslocados para Sapeaçu com funcionários imbuídos de ouvirem a população local a respeito da implantação do empreendimento e de apresentarem um
relatório a cerca da opinião dos moradores. No entanto, ninguém da cidade teve contato com as pessoas mandadas pelo IMA e soubemos que a população tinha concordado com a implantação das usinas sem se quer saberem do que este empreendimento se trata.
A população está se manifestando contra a implantação das termoelétricas, mas ainda são poucos aqueles que vão para as ruas mostrar que estão insatisfeitos.
Tenho uma boa quantidade de panfletos e preciso de pessoas que possam distribuir o material no maior número de cidades possível. Os danos ao meio ambiente são enormes e as pessoal, principalmente aquelas mais carentes, não sabem dos reais efeitos deste tipo de empreendimeto gerador de energia
elétrica e em muitos casos não sabem da instalação na cidade de Sapeaçu..
Vamos participar desta, que é uma manisfestação para o bem de todos. Precisamos de muitos voluntários. Precisamos de recursos ou patrocínio sejapara levar as pessoas até os locais das manifestações populares ou para garantir o material de divulgação. Estamos recebendo mensagens pelo email da
manifestação: termoeletrica.jamais@yahoo.com.br.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Sivanildo da Silva Borges
Ph. D. em Química pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP.
 

Fonte: http://www.ufrb.edu.br/linkreconcavo/2009/07/07/manifestacao-contra-termoeletricas-alertou-populacao/

(14 de agosto de 2009) Termoelétrica em Sapeaçu - Uma Vergonha




Está em construção, na cidade de Sapeaçu, uma termoelétrica movida a óleo pesado. O professor Sivanildo, PHD em Química pela USP, denunciou o fato de que o combustível utilizado pela termoelétrica em questão seria um produto altamente poluidor. Segundo Sivanildo, toda a região do recôncavo, num raio de oitenta quilômetros, está ameaçada.
Imaginem cidades como Cruz das Almas, Sapeaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, Castro Alves, Dom Macedo Costa, Conceição do Almeida, São Felipe e muitas outras, que sobrevivem das atividades agropecuárias, terão um solo poluído, produtos contaminados. Quem irá comprar os produtos dessa região? Como essas pessoas sobreviverão? Como ficará a feira-livre dessas cidades?
Cidades que nem possuem centros industriais, num futuro muito próximo, terão a presença de chuva ácida, fenômeno existente apenas em áreas extremamente poluídas.
Sem falar nos graves problemas de saúde que a população dessas cidades irá apresentar em índices elevados, como o Câncer.
Eles dizem que essa usina vai gerar energia para a nossa região. Pura mentira: essa usina irá gerar energia para o sul e sudeste, mas por que ela veio se instalar na cidade de Sapeaçu? Pensem nisso!
Eles dizem que a termoelétrica vai gerar empregos. Pura mentira: quando estiver em funcionamento esta usina terá menos de 30 funcionários, vindos de outros estados.
Tudo isso só irá acontecer se a população do Recôncavo permitir a implantação dessa usina.
Por isso procure ajudar de alguma forma. Divulgue, vá para as manifestações. Não é só a população de Sapeaçu que vai sofrer as conseqüências negativas dessa usina.
O povo de Sapeaçu e o povo do Recôncavo Baiano PEDE SOCORRO!

DIGA NÃO À CONSTRUÇÃO DA TERMOELÉTRICA EM SAPEAÇU.


(Anarcopunks unidos contra a implantação da termoelétrica)

   Fonte: http://autonomiaeautogestao.blogspot.com/2009/08/termoeletrica-em-sapeacu-uma-vergonha.html


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "News"

Postar um comentário